quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os Benefícios da Batata Doce

Boa Tarde! 
É, sumi eu sei, mil desculpas gente eu estava sem ideia nenhuma de postar aqui, dai tive uma ideia de postar sobre a batata doce. Porque ela faz tão bem para gente? Porque vários atletas comem ela na dieta? Mais ela é doce eu posso comer? Vale apena investir na batata doce? Várias perguntas né meninas, vou responder todas pra vocês.


Muitas de vocês ja ouviram falar que batata doce é a queridinha dos atletas, e dos fisiculturistas, não é mesmo?

Mas o porque disso, a maioria não sabe. Então vamos comigo que você vai saber.


O principal sucesso da batata doce está relacionado ao seu índice glicêmico (IG). Quando comparada com a batata inglesa, esse carboidrato apresenta IG menor,  e isso a faz especial para ser consumida durante todo o dia, principalmente antes do treino, mas não exatamente após. Ficou confuso agora?

Vamos lá! Indíce glicêmico é uma grandeza que reflete a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue. Dessa forma, quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido na forma de glicose, aumentando a glicemia. 
E quando precisamos de rápida absorção? Apenas no pós treino imediato, onde é preciso repor a energia gasta durante os exercícios. Exatamente aí comemos alimentos com alto IG combinado com uma fonte de proteína. Em qualquer outra hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo. Então, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré treino. 
Além disso, a batata doce é rica em vitamina A, B e sais minerais como como cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras. 
Ela é mais calorica que a batata normal, mas também sacia mais! Então o importante é inseri-la na sua dieta de acordo com as calorias necessárias.

Tem vários tipos de batata doce. São elas:

Branca – também conhecida como angola ou terra-nova, é menos doce  e mais seca que as demais.
Amarela – apresenta um grau de doçura superior à branca.
Roxa – de polpa e casca arroxeadas, é bastante usada para fazer doces e compotas
Avermelhada – conhecida como coração-magoado no nordeste, sua polpa é amarelada e apresenta veios roxos ou avermelhados.
Laranja - comum nos Estados Unidos e Europa.

Vale ressaltar que a inclusão da batata-doce na dieta¸ assim como de qualquer outro alimento¸ depende de vários fatores. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes¸ pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos¸ se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia. Consulte sempre seu nutricionista! 

Espero que tenham gostado fiz com muito carinho para vocês, nao esqueça de curtir nossa pagina no facebook clique aqui! 
 Um beijo Erika Nadeska


6 comentários:

  1. Por acaso nunca comi batata doce mas depois deste teu post, vou ver se faço uma receita para ver como sabe :)

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  2. Adorei o post sobre batata doce inclusive consumo esta leguminosa todos os dias antes da academia com peito de frango..bjoss

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  3. que bom que gostaram, em breve colocarei receitinhas bem gostosas de batata doce, comam muita batata doce ela é otima para nosso ganho de massa magra. By: Erika Nadeska

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  4. Adoro batata doce, e agora que vi que é ótima pra nós mulheres que temos TPM, virou a minha melhor amiga!!!! Pra quem treina realmente é muito importante inserir esse alimento no cardapio ne...e ainda batata doce é uma delicia!!!!

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  5. nossa adorei as dicas ,
    acrecentou bastante ... estou ultilizando ela durante a noite e 40 minustos antes do treino

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  6. Boa Noite: No meu Caso eu Como a batata Doce No Pros Treino pra ganhar Massa É Correto ?

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