segunda-feira, 11 de março de 2013

Estrias.

Olá galera linda!
Ufa! Até que enfim consegui vim fazer uma postagem, aconteceram mil coisas na minha vida, e eu viajei muito esses meses, então, não briguem comigo! rs. Mas é claro que eu jamais vou deixar vocês sem postagem!! hehe
Continua calor, certo?? Os biquínis ainda estão fora da gaveta?
Então, hoje vou falar sobre um assunto, que não é mais pesadelo somente na vida da mulherada como era antigamente, hoje em dia é muito comum ver em homens também! Você sabe como se forma a estria? Aposto que muita gente não ... A única certeza que temos, é que ela incomoda muito na hora de que elas ficam de fora, não é mesmo? 

Estria
Como ela se forma?
A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão, ou seja, quando a pele 'estica' demais, ultrapassando o seu limite, o que ocasiona á ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele). 


Os motivos do aparecimento delas são muitos, como: crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez, alterações hormonais ou o uso crônico de medicamentos a base de cortisona.

Tipos de estrias.
  • Avermelhadas: São mais recentes, e possuem essa cor porque na tentativa de recuperar a região, o local se enche de vasos sanguíneos e incha (pode reparar que elas são mais altinhas também).


  • Brancas: Essa é a sinalização do corpo de que a estria já está instalada. Nesta fase já ocorreu o comprometimento da circulação local e se consolidou um processo de fibrose, e possui essa cor pelo fato da melanina (substancia que dá coloração à pele) não ser mais produzida.


Prevenção e Tratamento.
Na minha opinião, no caso das estrias, aquele ditado de encaixa muito bem: ''Prevenir é o melhor remédio'', pois eu sou daquelas que acredita que não adianta a luta contra essas malditas, porque depois que elas existem, conseguir tira-las completamente é MUITO difícil (pra não dizer impossível), mas claro, existem várias formas de amenizar! 
Para se evitar as estrias, é preciso manter a pele sempre bem hidratada e nutrida ao máximo, para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas; A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis também são fundamentais. Vou citar nutrientes bem vindos nessas horas: 

  • COLÁGENO: O colágeno é um nutriente essencial para a prevenção das estrias, aqui embaixo vai alguns alimentos que contêm.
PROTEINAS MAGRAS- Atum,Salmão,ovo,peito de peru ou frango,queijo cottage,iogurte desnatado
VITAMINA C- caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino.
VITAMINA A e E - cenoura.
ZINCO- avelã, amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar.
SELENIO- nozes, salmão, arroz preto, frango, carne.
SILÍCIO- aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, alho poró, cebola, aspargos, mel, morango, nabo, pepino, pinhão.  
COBRE- fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha.
Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas - abacaxi.


  • VITAMINA C: Não podemos deixar de falar a respeito dela, tendo em vista que a vitamina C é indispensável para a síntese de fibras colágenas da pele. Juntamente coma ingestão de colágeno, essa dupla garante a nossa pele o necessário para prevenção das estrias.
VEGETAIS FOLHOSOS- agrião, salsa, bertalha, couve, rúcula.
FRUTAS- abacaxi, acerola, cajú, limão, laranja, tangerina, goiaba, morango, kiwi, pitaya, papaia.
LEGUMES- pimentão, tomate.

Nas estrias avermelhadas, os tratamentos iniciados nessa fase têm melhor resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa, já nas brancas os tratamentos conseguem apenas estreitá-las. São diversos os tratamentos para essas bandidas, mais é preciso que você vá á um especialista, analise o grau dela, e escolha o tratamento que melhor combine com sua 'amiguinha', rs.

Gif
Espero que vocês tenham gostado de saber mais um pouquinho sobre essas gracinhas, que muitas vezes, por vergonha delas, faz com que percamos momentos maravilhosos de serem vividos! e aí lá vai mais um conselho ... Estria é mais comum que arroz e feijão no almoço do brasileiro, então jamais se prive de alguma coisa por causa disso, mas não deixem de fazer o que vocês puderem para a prevenção né gente, se não o negocio acaba ficando pior! e ah, antes que eu me esqueça ... sim, eu também tenho estrias! hehehe. Então, fim do post galera!! Não esqueçam de comentar aqui embaixo e de seguir a página no facebook. Beijocas, Nick! 

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário e dicas!