segunda-feira, 19 de maio de 2014

Adeus inchaço!

Olá genteeeee!!!

Que saudade do povo mais lindo dessa internetê! hehehe.
Óbvio que eu e a Érika sentimos nossas orelhas queimando do quanto vocês estavam nos xingando pelo chá de sumiço que tomamos! Rss ...
Mas, cá estamos nós "entregues aos paraguaios" novamente! Tudo de novo! De volta aos treinos, a dieta e ao blog mais lindo desse mundo!
Me senti MEGA querida e privilegiada pelos leitores que eu tenho ... 
Nesse período em que estivemos ausentes, foram muuuuuitas mensagens de carinho no aguardo do nosso retorno! 
Pedido feito, pedido atendido! E vou começar esse post assim:
ENGORDEI! Sim, com todas as letras maiúsculas e muita dor no coração! A cinturinha de pilão foi dar uma breve passeada, mas já estou bolando um plano para resgatar essa danada! Vem comigo!
Gif
Esse tempinho (rs) em que fiquei ausente do blog, eu também me distanciei da dieta e dos treinos intensos! Não tenho um motivo sério, do tipo relacionado a saúde ou psicológico ... Só tirei umas férias da minha auto-disciplina!
Apesar da cinturinha ter me abandonado, sei que o meu hábito alimentar me ajudou muito nesse período em que eu não estava comendo de forma regrada, pois mesmo sem a obrigação de me conter diante de um delicioso arroz branco, eu ainda optava pelo integral, simplesmente por mero prazer e costume, e foi assim com muitos outros alimentos! 
Como a alimentação inadequada e o excesso de sal nos alimentos começaram a fazer parte do meu dia-a-dia, a sensação de barriga inflada e de peso nos pés e pernas, vieram de brinde!
Se você se identificou, calma ... primeiramente, antes de se desesperar - assim como eu - por achar que está engordando, saiba que barriga em excesso é uma coisa, e barriga estufada é outra! Todo esse peso extra que a balança insiste em esfregar na sua fuça pode ser retenção de líquidos e não gordura! 
A retenção de líquido se trata de um inchaço ocasionado por um acúmulo de água no nosso organismo, e esse acúmulo em excesso é responsável por essa sensação de peso.
Olha só, a cerveja por exemplo - que é algo que eu voltei a tomar - ao ingerir, fazemos bastante xixi, e temos a sensação que estamos desinchando, certo? Não se iluda! A vontade de ir ao banheiro quando bebemos cerveja realmente é muito grande, mais é só a eliminação de água da própria bebida, e não o líquido retido no corpo. Pode parecer estranho, mas é importante garantir a ingestão de líquidos apesar do inchaço, pois estimula a função renal de filtrar os líquidos e as substâncias químicas do sangue, facilitando a eliminação! E como sempre, a melhor saída é apostando na água! 
Com a mesma certeza que dois e dois são quatro, eu sei que você deve estar querendo saber o que fazer para dar cabo nisso logo! Começando pela alimentação ... 
Tire o saleiro da mesa! O principal vilão dessa história é o sódio; Apesar de ser consumido em excesso por grande maioria na forma de sal de cozinha e alimentos industrializados (molhos prontos como o ketchup e mostarda, pratos industrializados como pizzas e lasanhas) devemos evitar esse mineral! Uma boa dica - que eu uso muito - é substituí-lo por limão e ervas na salada, por exemplo.
Ainda na alimentação ... As proteínas de origem animal - carnes, ovos e leite - "puxam" a água do interior das células de gordura e liberam na circulação, o que facilita a diurese [Produção de urina feita pelos rins.]  As vitaminas B1,B5 e B6, que são encontradas em grãos integrais, carne vermelha, frutas, verduras e legumes em geral, e laticínios desnatados, auxiliam muito nesse processo pela capacidade de impedir o armazenamento de água no organismo, então não devem faltar na dieta. Alguns legumes e frutas, por serem abundantes em água, são benéficos contra o inchaço, dentre alguns então: Alface, Agrião, Pepino, Chuchu, Berinjela, Abacaxi, Morango, Melão, Melancia, etc.  
  • Curiosidade: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse 2,4 gramas de sódio (5 gramas de sal) por dia, mas um estudo da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que o brasileiro consome o dobro disso, 4,5 gramas de sódio (cerca de 10 gramas de sal) diariamente. 

Não fique parada! Os exercícios físicos também são de extrema importância, eles estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo organismo. A musculação é uma boa escolha pelo fato da contração dos músculos pressionar os glânglios linfáticos - na virilha, axilas, atrás dos joelhos e barriga - ajudando na eliminação dos líquidos. Natação também é legal, pela pressão da água ativar a circulação e estimular a diurese! 

Mas, se vale uma dica, escolha o exercício que mais se adequa ao seu perfil e bem-estar! Todo tipo de atividade física vai ser um estimulante e tanto na circulação, o que não pode é ficar parado! rs. 

Um método que é bastante usado nesses casos, é a drenagem.
"Essa massagem feita com manobras suaves leva o líquido acumulado entre as células até os gânglios linfáticos, espécie de canais por onde vai escoar de volta para a circulação para que seja eliminado pelos órgãos excretores", segundo a fisioterapeuta Vera Fernandes. 
(Li na revista Boa Forma da editora Abril que a minha mãe assina, rsrsrs)

Então é isso, fique sempre de olho nas reações que ocorrem no seu corpo, e nos resultados que os seus atos estão trazendo ... essa é a forma dele conversar com você, e te falar se tem algo errado, se está tudo legal! 
A minha alimentação influência de forma tão nítida no meu organismo, que rapidamente, meus cabelos, unha e pele, mudam drasticamente!
Essa foi uma postagem para dar inicio á nossa volta e á minha volta aos treinos; Estava sentindo muita falta de olhar no espelho á procura de alguma evolução, então percebi que chegou a hora de retomar às rédeas dessa situ! hehehe 
Espero que tenham gosto, e agora é ... 
Foco na alimentação, Força nos treinos e  em nós mesmos!


Fotos do instagram.
 Coloquei essa foto da Vanessa Mesquita - Vencedora do BBB14 - por ser um dos shapes que eu mais tenho admirado, vale a pena seguir o insta dela @vanmesquita e acompanhar o dia-a-dia dessa milionária gatíssimaaaa!!! 

Já sabem, deixem as dúvidas aqui embaixo nos comentários, seguem a nossa página no face clicando aqui, e o meu insta é @nicollerettore!! Até a próxima! Beijocasss!!
 

3 comentários:

  1. mto legal seu blog, pois as dicas são importantes para a nossa saúde (primeiro) e forma. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Ni, maravilhosa, inspiração dos meus dias! Posta sua dieta (detalhadas e com suas dicas) pra tentarmos melhorarmos as nossas onde for possível ser modificado, sua suplementação e treino. Obrigada por estar presente nos meus dias, mesmo sem saber, e incrementar tanto. Te adoro, Quelca.

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas para saúde e bem estar de qualquer pessoas que se preocupa com sua saúde e estado físico. nada melhor do que um relato pessoal do assunto.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e dicas!