segunda-feira, 10 de abril de 2017

Proteínas Vegetais

Olá pessoas! 
Indescritível a minha felicidade em estar de volta aqui escrevendo para vocês! 
Claro, não foi do dia para a noite que resolvi voltar com o meu amado blog. 
Poucas pessoas sabem, mas eu estou cursando Nutrição (extremamente feliz e realizada com essa nova escolha), e certo dia, acessei o blog e a Fanpage do FocoHipertrofia, apenas por curiosidade ...  e sério! Embasbaquei
A última postagem realizada aqui foi em 2014, e ainda assim o blog continua sendo muito (MUITO) acessado, diariamente, e a Fanpage a cada semana ganha um seguidor novo, uma mensagem, uma curtida! Confesso que fiquei sem reação, eu não esperava, VOCÊS não deixaram o blog morrer, me deparei com várias mensagens lindas, pedindo para que eu voltasse com as postagens e atualizasse a página e eu mais do que nunca senti uma necessidade imensa de continuar conversando com vocês aqui!
É isso ... Ao longo vou contando o porque optei por esse curso, o que ele vem mudando no meu dia-a-dia e tuuudo mais que vocês quiserem saber! 

Então mãos à obra!
Tenho total certeza que você já sabe do quão importante a proteína é para o nosso organismo quando o assunto é a boa forma, ok! E estou certa também de que você já sabe que a principal fonte de proteína está presente nas carnes, ovos e leite, certo? Mas eles não são os únicos, você já se perguntou como um vegeteriano/vegano busca a proteína fora da origem animal?
Pois é disso que quero falar hoje, mostrar que existem vegetais (sementes, grãos, raízes e leguminosas) que também são ricos em proteína e o quanto eles nos auxiliam em uma alimentação saudável, usando a criatividade e mandando ver nas dietas do dia a dia.

Separei alguns exemplos:




..................................................
Pesquisando sobre as proteínas vegetais, eu encontrei no site (alimentacaosemcarne.com.br) escrito pelo Dr Eric Slywitch 
"Os 8 mitos sobre a proteína vegetal"

  • 1 MITO: As proteínas vegetais são incompletas (carentes em aminoácidos)
VERDADE: Alguns alimentos podem apresentar teores baixos de um ou mais aminoácidos específicos. A combinação de alimentos de grupos diferentes, fornece todos os aminoácidos em ótimas qualidades.
  • 2 MITO: As proteínas provenientes de fontes vegetais não são "tão boas" quanto as proteínas de fontes animais.
VERDADE: A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que a proteína animal.
  • 3 MITO: As proteínas de diferentes alimentos vegetais devem ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir um alto valor nutricional.
VERDADE: Os aminoácidos não precisam ser consumidos todos na mesma refeição. A maior importância está em consumi-los ao longo do dia.
  • 4 MITO: Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidade nutricionais de proteína são adequados para humanos. 
VERDADE: Esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteína e a velocidade de utilização deles é muito diferente entre os animais e os seres humanos.
  • 5 MITO: As proteínas vegetais não são bem digeridas.
VERDADE: A digestibilidade pode variar de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.
  • 6 MITO: A proteína vegetal não é suficiente, sem a carne, ovo, ou os derivados do leite, para oferecer as necessidades humanas de aminoácidos.
VERDADE: A ingestão dos aminoácidos essenciais pode ser tranquilamente atingida utilizando-se apenas as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as animais (ovos, leites e queijos).
  • 7 MITO: As proteínas vegetais contém os seus aminoácidos desbalanceados e isso limita o seu valor nutricional.
VERDADE: Não há nenhuma evidência de que esse balanço seja importante. O que importa é que todos os aminoácidos atinjam o seu valor de ingestão recomendado ao longo do dia. Pode ocorrer desbalanço por uma suplementação inadequada de aminoácidos, mas isso não costuma ser um problema prático comum.
  • 8 MITO: Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento do reino vegetal.
VERDADE: Todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância no reino vegetal.

.....................................................
 Como "tudo em excesso faz mal" com a proteína não seria diferente, portanto saber as dosagens de proteína dos vegetais também é muito importante para as pessoas que a consomem de outras fontes (como carnes e ovos) pois evitará de ingerir nas suas refeições  altas doses de proteína e assim não sobrecarregará órgãos que são de extrema importância como o fígado.
Existem variadas receitas proteicas disponíveis na internet, que nos ajudam muito a variar o cardápio e manter uma alimentação saudável! Sempre que eu encontrar (e testar) um receitinha legal, vou postar aqui no blog, ou no Instagram (@focohipertrofia) e na nossa Fanpage. Fique de olho!
Beijos, Nicolle Rettore.

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário e dicas!