terça-feira, 20 de março de 2018

Dietas 2 #JejumIntermitente



Olá pessoas!
Depois de um longo tempinho longe daqui, voltei ... 
E vou dar continuidade a #Dietas, bora lá!

Passamos a vida inteira ouvindo que se deve comer religiosamente de 3 em 3 horas para o bom funcionamento e saúde do nosso organismo, e também para fins estéticos como emagrecimento e hipertrofia. O Jejum Intermitente chegou para causar polêmica e discórdia. Vamos entender como funciona esse estilo de alimentação.

O Jejum Intermitente (JI) consiste em intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. Essa técnica visa a época paleolítica, em que o ato de jejuar era comum, pois o ser humano vivia da caça, não tinha fácil acesso aos alimentos e por isso não se alimentavam o tempo todo.

Existem variados métodos de execução do JI, dentre eles os mais conhecidos são:
  • 12 Horas 
Esse método é o mais comum, nele você passa metade do dia sem comer (incluindo as horas de sono). Por exemplo, das 20h da noite até as 8h da manhã sem se alimentar, e ao longo do dia, é indicado que hajam três refeições.
  • 16 ou 18 Horas 
Consiste em se alimentar em um período de 8h por dia, e não comer nas outras 16h. Se você dorme das 23h ás 7h, são 8 horas em jejum, permaneça 4 horas antes de dormir e 4 horas ao acordar em jejum, por exemplo.
  • 24 Horas 
Nesse tipo você faz 24 horas de jejum. Se você jantar hoje ás 21h, deve ficar até o dia seguinte ás 21h sem se alimentar, por exemplo. Costuma-se fazer duas vezes na semana.
  • 36 Horas 
Esse método é semelhante ao de 24h, porém é muito mais intenso, sendo necessário jejuar por 36 horas seguidas.
  • Dieta 5:2 
Você se alimenta normalmente 5 dias da semana, enquanto restringe o consumo de calorias para 500-600 durante os outros dois dias. Normalmente é recomendado 500 calorias para as mulheres e 600 para os homens, dividindo nos dois dias em que não terá alimentação normal.


O emagrecimento é sem dúvidas a principal razão para as pessoas tentarem o jejum intermitente; acredita-se que o JI emagrece por diversas razões.

Primeiro que ao jejuar, são feitas menos refeições, levando a uma redução no consumo de calorias. Outro aspecto é o fato do JI alterar os níveis hormonais do organismo que facilitam a perda de peso; pois ele abaixa a insulina e aumenta os níveis de hormônio do crescimento, e faz seu corpo liberar mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima da gordura.

Uma dúvida frequente, é com relação ao consumo de líquidos, são liberados, água, café sem açúcar, chá sem açúcar, e somente em casos extremos de fome ou fraqueza, suco de fruta puro.
E aos suplementos, polivitamínicos, creatinas, minerais, aminoácidos como BCAA’s, podem ser consumidos durante o Jejum. Já o whey, albumina, e outros suplementos calóricos, não são consumidos, pois você estará saindo do jejum.

Mas vale lembrar que o JI faz as pessoas consumirem menos calorias de modo geral, mas é imprescindível que haja um controle, comer exageradamente durante a janela de 
alimentação, é possível que não veja resultado nenhum jejuando.


A verdade é que você vai ouvir mais variadas versões de praticamente todos os tipos de dietas, por isso acho importante a consulta à um profissional que irá te ajudar a escolher o melhor para o seu organismo e que mais se encaixa ao seu estilo de vida. 
Para quem tiver interesse em saber mais sobre o Jejum Intermitente (JI) tem o site (www.jejumintermitente.net.br)




Espero que tenha ajudado você de alguma forma e logo mais posto os outros tipos de dieta!
Beijocas, Nicolle Rettore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e dicas!