quarta-feira, 28 de março de 2018

Dietas 3 #Paleolítica

Olá pessoas!

Continuando a #Dietas, o assunto hoje é sobre a Paleolítica.
Esse estilo de vida bem resumido seria: Exclua todos os alimentos embutidos e industrializados da sua vida.
A Dieta Paleo (DP) consiste em se alimentar da forma mais natural possível, ela se baseia na alimentação de nossos ancestrais - carne, frutos e sementes - com a justificativa de que o nosso organismo foi moldado assim por milhões de anos.

Segundo os amantes dessa dieta, ela foi criada por acreditarem que grande parte das doenças comuns dos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade) ocorrem pelo excesso de carboidrato no organismo - açúcar e alimentos processados. Apesar de soar radical, ela vem conquistando á cada dia mais praticantes que buscam o emagrecimento.
Vamos entender mais um pouco de como ela funciona.

A dieta paleolítica carrega a fama de emagrecedora pela redução do consumo de carboidratos; Os refinados, como as massas e os grãos, são totalmente excluídos da dieta com a justificativa de que eles não existiam antigamente, se restringindo á frutas, verduras e legumes, por trazem a quantidade necessária desse macro nutriente e uma boa quantidade de fibras, tendo um menor índice glicêmico do que as massas.


Essa dieta elimina completamente o glúten e a lactose, porque acreditam que o consumo destes alimentos está associado ao ganho de peso e excluem também todos os alimentos industrializados por possuírem muito estabilizantes, conservantes e corantes que contaminam o corpo e podem causar alergias.

A Dieta Paleo não se preocupa com as gorduras, naturais, vale a ressalva! Na idade da Pedra, a gordura presente nos animais e nas oleaginosas - castanhas, nozes, pistache, amêndoas e amendoim - não era avaliada quando ingerida. E acreditam que esses itens são realmente importantes para o organismo, e acrescentam que essas gorduras insaturadas, trazem o efeito de reduzir o colesterol LDL, considerado ruim, e aumentar o HDL, conhecido como colesterol bom.

A carne de todos os tipos de animais era a base da alimentação dos homens das cavernas, então é permitido comer carne à vontade. As carnes são fontes de proteínas, que são macronutrientes que auxiliam na composição muscular e recuperação dos tecidos. Nela podemos encontrar as maiores quantidades de aminoácidos essenciais, que são aqueles que não produzimos naturalmente.

A única bebida consumida pelos nossos ancestrais era água, - que é realmente a forma mais natural de hidratação - então essa também será a única bebida permitida aos praticantes da paleolítica. A dieta paleolítica incentiva o jejum. 




Esteja certo de que você vai encontrar as mais variadas versões de praticamente todas as dietas, então é importante que haja um profissional na hora de escolher o melhor para o seu organismo e que mais se encaixa ao seu estilo de vida.
Para quem tiver interesse em saber mais sobre a Dieta Paleolítica (DP) acesse o site Dieta Paleolítica


Espero que tenha ajudado você de alguma forma e logo mais posto os outros tipos de dietas! Beijocas, Nic
olle Rettore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e dicas!